Blog

Dicas para melhorar o sinal do seu Wi-fi

24/09/2019

Muitas vezes, o sinal do wi-fi pode ser alterado facilmente por algumas besteiras do dia a dia que nem percebemos. Dessa maneira, decidimos trazer algumas dicas úteis para melhorar a sua cobertura, veja só:

1. Atualize seus aparelhos:

Como qualquer aparato tecnológico, os roteadores de internet estão em constante evolução e atualização. Sempre que tiver um tempinho disponível, atualize tanto o roteador quanto os softwares dos seus aparelhos, para garantir sempre mais velocidade e confiabilidade na transmissão de dados.

2. O local certo para o seu roteador é essencial:
Locais isolados, distantes dos dispositivos que utilizam aquela internet, perto de microondas ou telefones sem fio, rádio ou perto de espelhos. Esses são alguns dos locais que você deve evitar colocar o seu roteador, porque eles influenciam no seu sinal. A melhor opção é posicionar o dispositivo em lugares altos para a conexão se expandir de forma livre.

3. Proteja sua rede de ladrões de sinal:
Senha seguras são essenciais para a proteção do seu sinal. Mesmo que já exista uma senha cadastrada, ela pode ser descoberta por vizinhos ou pessoas que passam pela área em que você está localizado, utilizando a sua conexão e deixando-a mais lenta. Opte pelo padrão de segurança mais avançado, o WPA, e por senhas mais complexas, alternando números e letras.

4. Altere o canal de conexão:
Como última dica, que tal verificar o canal da sua internet? Muitas pessoas possuem conexão sem fio, e com certeza sua rede está funcionando no mesmo canal que a de outras. Para dar uma ajudinha na sua cobertura, com menos interferências, você pode fazer algo bem simples: escolher o canal que está mais livre.

Uma forma de verificar esse é pelo Wifi Analyzer, ferramenta para Android, ou Wifi Stumbler. Em ambos, você consegue analisar gráficos de canais e recomendações, e para realizar a alteração você deve entrar em contato diretamente com a provedora ou, para quem deseja se aventurar, verificar as informações no manual de instruções.

Gostou das dicas e conhece mais alguma? Conta pra gente!

Fonte: CanalTech