Blog

Conheça a história dos Blogs

31/08/2021

O dia 31 de Agosto foi escolhido para celebrar um marco importante na história da internet: o surgimento dos Blogs! Isso mesmo, nesse post metalinguístico de hoje vamos explicar um pouco mais sobre essa ferramenta que revolucionou o compartilhamento online de histórias e o futuro de redes sociais, a exemplo do Twitter. 

Os blogs surgiram como uma alternativa aos espaços virtuais nos primórdios da internet, como fóruns e salas de chat, porque as pessoas começaram a sentir a necessidade de ter um espaço próprio onde divulgar suas ideias. Eles começaram a se popularizar no final dos anos 1990, ganhando ainda mais popularidade no início dos anos 2000, quando as primeiras plataformas de hospedagem gratuita de blogs começaram a surgir.

O termo vem de “weblog”, que significa algo como “registro na web”. Esse termo foi criado em 1997 por John Barger e abreviado para “blog” em 1999 por Peter Merholz, que, brincando com a palavra weblog, dividiu-a em duas partes para gerar a frase “we blog” (“nós blogamos”). Depois disso, aos poucos todo mundo adotou a abreviação e o termo blog foi disseminado, e os usuários mais comprometidos começaram a ser chamados de “bloggers”, ou, na versão brazuca, “blogueiros”. 

Foi nesse contexto que a plataforma Blogger se tornou uma das mais importantes daquela época, permitindo que qualquer pessoa criasse seu próprio blog gratuitamente. Por sinal, a Pyra Labs, empresa que criou o Blogger, foi co-fundada por Evan Williams, que também é co-fundador do Twitter e criador do Medium.