Blog

Vírus de PC: quais os cinco tipos mais comuns e como evitá-los?

17/02/2022

As dádivas da Internet são muitas e elas facilitam a nossa vida de uma maneira que a comodidade nos faria imensa falta, caso deixasse de existir. No entanto, mesmo com a praticidade e a evolução das tecnologias, pessoas mal intencionadas ainda ameaçam a nossa navegação. Assim, as falhas de segurança se tornam oportunidade para que hackers possam infectar os nossos dispositivos, e ter acesso aos nossos dados pessoais com os temidos vírus. 

Entre os principais tipos de vírus de computador estão os:

Keyloggers

Programas que visam monitorar, armazenar e enviar tudo que você envia para outra pessoa. Eles podem trabalhar junto com os Trojans Horses (que iremos te apresentar em seguida) a fim de roubar dados bancários.

Trojan Horses

Conhecidos no Brasil como Cavalo de Tróia, os Trojan Horses são a forma mais inofensiva do vírus. Eles visam tornar o seu computador vulnerável para a entrada de vírus mais perigosos, se apresentando através de músicas, vídeos e e-mails suspeitos.

Spyware

Os Spywares querem monitorar e capturar dados sobre a sua atividade virtual. Assim, eles poderão te enviar anúncios personalizados e nada consentidos. 

Rootkit

Essa categoria de vírus são mais traiçoeiros e costumam atingir classes mais profundas do seu sistema operacional, podendo ocasionar na incapacidade de restauração do sistema, se reinstalando mesmo após a formatação. Além de se espalhar com muita facilidade.

Browser Hijacker

Com esse vírus, o seu navegador será o principal atingido. Ele mudará as configurações da sua página principal e a forma de busca, podendo mostrar anúncios de páginas reais e te direcionando para sites maliciosos. 

Esses são alguns dos mais conhecidos e mais comuns tipos de vírus que circulam na internet. Mas, infelizmente, o buraco é mais embaixo e existem categorias de todos os níveis.

Para evitá-los, nós recomendamos a instalação de um bom antivírus, backups de dados com frequência, de preferência em HDs externos, a troca de senhas com certa constância e principalmente, cuidado com links desconhecidos. 

Lembramos que clientes Acesso tem disponível gratuitamente* o McAfee Living Safe para ajudá-los a se proteger das malícias. Curtiu esse post, continue ligado no Blog da Acesso!

*Consulte condições