Blog

4 dicas infalíveis para evitar o vazamento de dados na sua rede

16/05/2022

Sabia que seis em cada dez brasileiros já tiveram seus dados vazados? Esses dados são de uma pesquisa da IBM, que mostra um número bem alarmante sobre essa questão. Com isso, vemos o quanto é importante tomar todos os cuidados possíveis para evitar qualquer brecha. 

Dar permissão para que um hacker assuma o controle da sua máquina é mais fácil do que você imagina. Na grande maioria das vezes, acontece de uma forma que a gente nem percebe. Então, para te ajudar com esse problema, vamos te dar 4 dicas de como se proteger contra o vazamento dos seus dados na sua rede! Continue lendo para conferir.

1- Use autenticação de dois fatores.

A maioria das redes sociais que você utiliza possui essa opção, então, por que não aproveitá-la? Com ela, além de digitar a sua senha, você terá que confirmar de outra forma que de fato é você acessando a sua conta, como por meio de um SMS ou autorizando o login pelo celular. 

2- Use senhas únicas em cada login.

Sabemos que todo mundo tem uma senha preferida que sempre utiliza em todo lugar, não é? Porém, essa não é a melhor forma de proteger suas contas. Sabe quando um site sugere uma senha forte para você usar e você sempre recusa? É um dos melhores jeitos de ter senhas únicas e difíceis de adivinhar. Você pode salvá-la em algum lugar de fácil acesso para sempre verificar quando precisar.

3- Instale antivírus e firewalls.

Essas são as primeiras camadas de segurança que um computador deve ter, pois são excelentes filtros de conteúdos maliciosos. Os dois são ótimos para o monitoramento, identificação e bloqueio de possíveis ameaças, de acordo com as regras que você mesmo configurar.

4- Evite salvar dados de pagamento.

Sempre que você faz compras online e opta por pagar com o cartão de crédito, aparece a opção de salvar dados para uma compra futura, não é? Porém, mesmo sendo muito cômodo já ter tudo salvo para a próxima vez, é muito mais seguro fazer toda a operação novamente. As empresas mais seguras, infelizmente, também podem sofrer ataques de hackers.

Agora sim você pode navegar pela internet de forma mais segura! Mas, claro, sempre com as proteções necessárias.