Blog

Como surgiram as videochamadas?

20/09/2022

Sabemos que, com a pandemia, a internet passou a ser uma ferramenta essencial para várias finalidades. Tanto no trabalho quanto na vida pessoal, as videochamadas possibilitaram a conexão entre as pessoas que, por muito tempo, precisaram evitar encontros presenciais. 

Hoje, dois anos após o início de uma das maiores crises sanitárias já vivenciadas pela humanidade, os encontros on-line por videochamada já se tornaram parte da rotina de muitos, seja em ligações para entes queridos ou reuniões de trabalho. Mas nem sempre isso foi possível, não é mesmo?

A empresa de telefonia AT&T foi a responsável pelas primeiras ideias sobre aparelhos de videochamada, lá em 1927. Isso mesmo, quase 100 anos atrás! No entanto, os jornais da época afirmavam que não havia razão para as videochamadas existirem! Já pensou? 

Foi apenas em 2010 que o pioneiro Steve Jobs popularizou esse recurso com o lançamento do iPhone 4, que veio com várias novidades, inclusive o FaceTime, aplicativo da Apple exclusivo para videochamadas. Não demorou muito para que empresas concorrentes, como a Microsoft e Google, criassem seus próprios apps com essa finalidade. O resto da história você já conhece e vive atualmente.