Blog

O que é ChatGPT e por que o mundo inteiro está falando disso?

09/03/2023

O ChatGPT é uma nova funcionalidade disponibilizada pela Microsoft. Funciona como um modelo de linguagem treinado para se comunicar em diversos estilos e atualmente é aplicado apenas em texto escrito, mas há previsões futuras que apontam a possibilidade de comunicação por alto-falantes. 

A ferramenta vem sendo utilizada principalmente em aplicativos de escrita automatizada, como assistentes virtuais, por exemplo, mas também tem a capacidade de elaborar grandes textos (como matérias jornalísticas), compor músicas, responder dúvidas, escrever poemas e até mesmo linguagem de programação. 

 A principal diferença entre o ChatGPT e os “robôs de chat” (chatbot) convencionais é que existe uma inteligência artificial por trás do chat, possibilitando que ele tenha capacidade de escrever até mesmo textos inteiros sozinho. 

As habilidades e possibilidades da tecnologia vêm impressionando e levantando polêmicas por sua flexibilidade em se adaptar a diferentes tópicos e contextos. Por isso, o ChatGPT vem sendo muito comentado. Para se ter uma ideia da dimensão da sua popularidade, a ferramenta já está sendo apontada como uma possível rival para o Google, principal mecanismo de pesquisa entre usuários da internet nos dias atuais.

Será que o ChatGPT tomará todo esse espaço na internet? Teremos que aguardar para saber! 

Fonte: OlharDigital, O Globo