Blog

Como surgiu o serviço de streaming?

09/03/2023

Você já se perguntou como surgiu a Netflix, Deezer, Amazon Prime Video e outros gigantes do streaming? Ou então, qual foi a primeira vez que algo foi transmitido ao vivo na internet? Vamos te contar! 

A primeira tentativa de popularizar o streaming on-line foi na década de 1990, com a empresa Progressive Networks, mas os arquivos transmitidos eram muito compactados e, por isso, perdiam qualidade na hora da entrega do serviço. Quanto à primeira “live” da internet, aconteceu em 1995 com a transmissão de um jogo de beisebol nos Estados Unidos. 

Já no Brasil, a primeira transmissão foi feita em 1996 no escritório da Embratel, em parceria com a empresa de telecomunicação IBM e o jornal O Globo. O conteúdo transmitido foi de Gilberto Gil e sua banda tocando a música “Pela Internet”. 

A partir disso, o universo das transmissões foi se ampliando até chegar no que conhecemos hoje. No início, o problema na qualidade dos arquivos era grande, mas à medida que o tempo passou, foram surgindo novos formatos, como o MP3, MP4, ACC e MOV. 

O surgimento da internet banda larga contribuiu para o streaming se popularizar em massa e, hoje em dia, a internet de fibra óptica (como a da Acesso) permite que o usuário assista e escute esses arquivos com a mais alta qualidade. 

Fonte: Blog NSports