Blog

Como acessar redes Wi-Fi públicas com segurança

25/04/2023

Quando estamos na rua e precisamos nos conectar à internet, as redes Wi-Fi públicas são uma salvação. No entanto, é preciso estar atento(a) aos riscos que essa conexão pode trazer. 

Ao usar redes públicas, não podemos garantir que esse Wi-Fi seja seguro, pois não sabemos se a rede está ligada a roteadores que tenham algum tipo de protocolo de segurança, mesmo em casos onde as redes exigem cadastro e senha. 

Há também a possibilidade da existência de redes públicas falsas, principalmente com nome de estabelecimentos próximos à sua localização. Nesse caso, o que acontece é que, ao tentar se conectar à rede do estabelecimento, você pode acabar se conectando a essas redes falsas e caindo em golpes cibernéticos. Por isso, é sempre bom perguntar qual o nome do Wi-Fi local antes de se conectar. 

Em último caso, há ainda o risco de ser vítima de “phishing” (termo em inglês que significa ‘pescar’), golpe que serve como uma armadilha para coletar dados e informações importantes, por meio de mensagens falsas, quase sempre acompanhadas de um convite para clicar em algum link, seja por oferta de brindes ou recompensas. 

Se precisar usar uma rede pública, atente-se a esses sinais, certifique-se de que aquela é uma rede confiável e procure ferramentas que te auxiliem a proteger os seus dispositivos!