Para garantir um bom sinal de wi-fi não basta instalar o roteador da forma correta, é necessário posicioná-lo em um lugar favorável de acordo com a estrutura do ambiente. Dependendo dos objetos próximos à ele, a conexão pode oscilar bastante. Dessa maneira, trouxemos alguns pontos para você ficar de olho e não cair nessa cilada.
1. Cabos desprotegidos: Você já observou os conectores do modem? Se estiverem danificados, podem gerar interferência por radiofrequência, atrapalhando a propagação de ondas da sua internet.
2. Espelhos: Certifique-se que não há espelhos de frente para o roteador, pois eles podem gerar o efeito “bate-e-volta”, impedindo a propagação correta da conexão.
3. Água: Os locais que acumulam uma grande quantidade de água são os vilões para a estabilidade do seu sinal, já que, assim como os espelhos, são ótimos refletores. Por isso, evite colocar o seu roteador próximo de aquários, por exemplo.
4. Paredes: As paredes já são conhecidas como um grande obstáculo para a sua internet, mas é importante salientar que alguns materiais geram mais interferência do que outros, por exemplo, paredes de tijolos são menos densas na absorção da radiofrequência comparadas às paredes de concreto ou gesso.
5. Microondas e dispositivos sem fio: Muitos equipamentos, como microondas, dispositivos sem fio e telas LCD, operam na mesma frequência utilizada pela rede wi-fi (2,4 GHz). Dessa maneira, opte por modelos mais novos de roteadores dual-band, que possuem duas frequências disponíveis, e utilize a faixa 5GHz.
Interessante, não é? Esses são alguns pontos que podem interferir na sua conexão dentro de casa, então fique atento e solucione de forma muita mais prática esse problema.
Com a Acesso, você se conecta com o mundo!