Em homenagem ao Dezembro Laranja, a Acesso trouxe algumas informações para você entender melhor e saber como prevenir o Câncer de Pele. Esta doença é causada pela exposição excessiva ao sol, atingindo, principalmente, pessoas com mais de 40 anos e sendo uma das mais frequentes no Brasil e no mundo.
Os tipos de Câncer de Pele
O Câncer de Pele Melanoma tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos. Este é o tipo mais grave devido à sua alta possibilidade de disseminar para outros órgãos.
Como muitos já sabem, eles podem aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.
O Câncer de Pele não Melanoma, apesar da sua chance de cura quando detectado precocemente, é o mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos.
Como identificar
O Câncer de Pele se desenvolve, principalmente, nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo até destruí-las. Os principais sintomas são:
- Manchas que coçam, descamativas ou que sangram.
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Como prevenir
A recomendação para a prevenção é evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios solares são mais intensos, ou seja, entre 10h e 16h. Além disso, é importante utilizar óculos de sol e roupas com proteção UV, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.
Existem recomendações especiais para bebês e crianças, por ser, a infância, o período mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV, manifestando-se tardiamente na fase adulta.
Atenção: O filtro solar e protetor labial devem ser aplicados corretamente com frequência durante o dia.
Gostou? Compartilhe com quem você ama e introduza estas alternativas em seu dia a dia, independente da intensidade do sol ou época do ano.
Não tem como não se proteger. A Acesso está junto com você nesta luta! #DezembroLaranja
Fonte: Ministério da Saúde