Blog

Qual a importância de um antivírus corporativo?

09/10/2020

A era digital está fazendo com que as empresas incorporem, cada vez mais, novos recursos tecnológicos para a otimização do trabalho. O uso de softwares como ferramenta de gestão de processos está ficando cada vez mais comum. No entanto, essa prática aumenta a dependência da tecnologia e as corporações ficam à mercê de ataques virtuais.

Para evitar esse tipo de ataque e proteger a sua empresa, o uso do antivírus se torna uma ferramenta essencial.

Antes de falarmos da importância dos antivírus, é preciso entender um pouco sobre as ameaças que eles enfrentam.

Existem diversas formas de uma empresa ser afetada por uma ameaça virtual, seja por uma criptografia de dados, ataques de redes, programas que roubam senha, entre outros.

Essas ameaças se modificam diariamente na tentativa de burlar os sistemas de defesa, ficando ainda mais evidente a necessidade de adotar recursos preventivos de alta qualidade.

As principais ameaças que atingem as corporações são:

Malwares

Malwares é a denominação para software malicioso, sendo qualquer parte de um programa que foi desenvolvido para causar danos ao computador. Existem diferentes classificações desse programa, como o famoso cavalo de troia, spyware, worms, vírus, entre outros.

Os vírus são criados para infectar arquivos limpos e danificá-los, com a intenção de impedir o funcionamento de um sistema, tentando danificar funções vitais do computador. Geralmente, são arquivos executáveis que são abertos pelo usuário. Sendo assim, a principal função do antivírus é detectar esses arquivos e impedir que sejam abertos.

Ransomwares

É um tipo de malware e está sendo muito usado nos últimos anos por ser praticamente indetectável sem a presença de bons antivírus corporativos. Sua função é realizar um sequestro virtual, por meio de criptografia, de todos os dados importantes de uma máquina. Uma vez sequestrados, o criador do ransomware exige que seja pago um resgate para reaver as informações.

Na maioria das vezes, os dados nunca são reavidos, mesmo com o pagamento de resgate. Para se proteger dessas ameaças, a solução mais indicada é fazer backups constantes.

Ataques SSL

SSL é um certificado de segurança de dados que garante a comunicação protegida entre dois computadores. No entanto, esse certificado possui algumas falhas de segurança que são aproveitadas pelos criminosos.

Em primeiro lugar, eles interceptam a comunicação e simulam a autenticidade do certificado que está sendo usado na comunicação. Uma vez estabelecida a conexão falsa, eles a utilizam para roubar dados dos computadores e cometer outros crimes.

DDoS

É um ataque simples, porém, muito prejudicial para as empresas, pois ele sobrecarrega os servidores com requisições para que eles fiquem fora do ar. O principal alvo desses ataques são web sites, causando lentidão de serviços e insatisfação dos clientes que não conseguem navegar direito.

O antivírus corporativo age contra os ataques DDoS identificando as requisições e derrubando-as para que não mandem mais nada para os servidores. Ele atua como um monitor de atividades anormais que acontecem nos servidores.

O antivírus corporativo é uma versão robusta dos softwares de proteção residenciais. Essas ferramentas estão preparadas para lidar com grande volume de dados e diferentes formas de ataques, como falado anteriormente.