Blog

Como estudar com ajuda da internet

28/05/2021

A internet é um vasto mundo de diversão. Nela, podemos assistir a filmes, jogar, escutar música, conversar com amigos e descobrir novos hobbies. Porém, o ambiente online, que se tornou ainda mais presente na vida de todos durante a pandemia, também pode ser um local de concentração e estudos.

O Youtube, por exemplo, é uma ótima plataforma para adquirir conteúdo informativo gratuito de forma simples e didática. Atualmente é possível encontrar professores que se propõem a explicar conteúdos dos mais variados tipos como inglês, matemática, português, dicas de redação para o Enem, entre outros. 

Canais Educativos no Youtube:

Manual do Mundo — canal com experiência e explicações científicas;

Small Advantages — aulas de inglês;

Professor Noslen — aulas de português;

Calcule Mais com Professor Vandeir — aulas de matemática;

Redação Online — dicas de redação;

Biologia Total —  Aulas de biologia;

Parabólica  — Aulas de história, sociologia e filosofia.

Os aplicativos também são outra excelente maneira de complementar os estudos. A praticidade de poder instalá-los no celular faz com que o aprendizado possa acontecer em qualquer ambiente. 

Aplicativos Educacionais:

Mecflix — uma plataforma criada pelo Governo que traz vídeos com conteúdos das mais diferentes áreas do conhecimento, de física a português;

Duolingo — dicas e atividades interativas para estudar inglês;

Mathboard — ideal para quem quer aprender sobre matemática;

Manual da Redação — descreve vários tipos de redação;

Forest — funciona como um timer para você esquecer as distrações e se focar apenas nos estudos;

Freedom — bloqueia redes sociais e aplicativos por um tempo pré-determinado, assim você tem um aprendizado mais rentável.

Uma novidade no mundo dos conteúdos educacionais são os Podcasts, eles se caracterizam por serem conteúdos gravados ou ao vivo, quase como programas de rádio. Inicialmente os casts, como são mais conhecidos, eram voltados para entretenimento e debates sobre assuntos gerais. Mas, recentemente, muitos professores, educadores ou até mesmo criadores de conteúdo político e filosófico migraram para essa plataforma.

O formato oferece praticidade para quem perde muitas horas do dia no trânsito, por exemplo, pois pode ser escutado sem que o estudante precise olhar diretamente para o celular. Para ter acesso a um podcast é preciso entrar em uma plataforma de stream de áudio, como Spotify, Amazon Music e outros.

Podcasts Educacionais: 

Escriba Café – Com foco no passado do mundo e da humanidade, o Escriba Café explica de forma profunda fatos históricos. O conteúdo é útil para quem tem interesse em aprender mais sobre história e a sociedade.

Scicast – Matemática, química, física e outros assuntos envolvendo ciências naturais e exatas são abordados no Scicast. Exemplos cotidianos ajudam a entender temas mais difíceis.

Anticast – Filosofia, literatura e cultura também têm espaço entre os podcasts. Em formato de “mesa de bar”, o Anticast discute questões sobre ética e comportamento utilizando referências científicas. 

Mamilos – Política, sociedade e comportamento são temas de concursos e provas para vários setores de trabalho. O podcast Mamilos produz conteúdo jornalístico com a presença de especialistas. Em outubro de 2015, dias antes da realização do ENEM, o especial publicado sobre ‘Violência contra a mulher na internet’ ajudou muitos estudantes a realizar a redação que propôs tema semelhante.