Blog

Conheça os Bots, tecnologias que dominam a internet

14/07/2021

Bots é uma abreviação da palavra robots (robôs, em portugues) eles são softwares desenvolvidos para simular a ação humana de forma padronizada e repetida na internet. Funcionando com similaridades a um programa de computador, eles são frequentemente utilizados por sites, plataformas e algumas ferramentas e apps para executar tarefas de maneira automatizada. 

Segundo relatório da empresa de tecnologia Incapsula, a maior parte do tráfego de informações na rede mundial de computadores é feita por Bots, eles são responsáveis por cerca de 52% dos acessos em sites contra 48% dos humanos.

Contudo, o estudo também alerta para a diferenciação entre bots “do bem” e “do mal”. Os bots “do bem” estão relacionados a buscadores de serviços de indexação e monitoramento com o objetivo de aprimorar a performance dos sites. Eles representam 23% do total dos acessos. Já os “do mal” estão ligados a hackers, responsáveis por ataques de DDOS, serviços que simulam acessos para ganhar visualizações artificialmente e, claro, robôs que interagem em redes sociais. Estes contabilizam 29% do tráfego.Os Bots também podem ser um ótimo investimento para empresas que desejam automatizar certas funções, evitando o frequente erro humano com um Chatbot, bot usado para responder dúvidas e ajudar clientes online é possível atender o usuário em tempo integral, durante 24 horas por dia, durante toda a semana, desenvolvendo uma forte presença digital, a marca consegue mais destaque na internet pois o cliente sabe que pode contar com o atendimento a qualquer momento. Com o treinamento constante e definições das intenções e recursos de respostas, toda a interação segue os padrões definidos pelo negócio, sem surpresas em relação ao script de atendimento.