Blog

Como ter uma empresa sustentável

06/10/2021

O mundo empresarial é um ambiente de extrema importância na sociedade, uma empresa, além de oferecer lucros para seus donos e acionistas também presta um papel de importância econômica global que é a geração de empregos e ativa movimentação da economia, entregando serviços e produtos que melhoram a vida das pessoas, atendem às suas necessidades e geram inovação. Entretanto, junto a essa grande responsabilidade social é fundamental que qualquer companhia também tenha uma responsabilidade socioambiental de sustentabilidade.

Por isso, separamos algumas dicas para um caminho corporativo mais sustentável e em harmonia com o meio ambiente. Que pode gerar bons frutos não só para o futuro global como também para a própria empresa que será motivo de orgulho tanto para seus clientes como para os colaboradores.

Adote a documentação eletrônica: Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível, de uma só vez, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar buscas e economizar tempo. E tudo isso com a praticidade de enviar documentos instantaneamente a longas distâncias sem gastar com a postagem.

Gerencie os resíduos: Além da separação do lixo de acordo com os diferentes tipos, são necessárias outras alternativas. Entre elas estão a busca por parcerias com cooperativas de reciclagem locais para que recolham os resíduos separados e a criação de campanhas de redução do uso de descartáveis, como os copinhos plásticos.

Busque fornecedores sustentáveis: toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos seus clientes. Isso é importante porque garante que o todo o fluxo produtivo utilize matéria-prima de fontes adequadas e se baseie em práticas que contribuam para o equilíbrio ambiental. Dentro desse contexto, é essencial buscar parcerias com fornecedores que também pratiquem a sustentabilidade em suas atividades mercadológicas.