Blog

5 museus para visitar online e gratuitamente

19/01/2022

Você sabia que é possível conhecer obras de arte de perto, mas sem sair de casa? Com o início da pandemia, diversas instituições do Brasil e do mundo abriram as portas para a tecnologia com exposições virtuais. Ou seja, você pode fazer uma tour virtual em museus de vários países, seja do seu quarto, da sua sala, da cozinha ou de onde quiser! E ainda tem mais: alguns deles ainda oferecem uma imersão no acervo com VR (Realidade Virtual), o que permite a visualização das obras de arte de forma 3D.

Então, trouxemos alguns dos museus mais famosos para você visitar online:

1. Louvre (França)

Você pode conhecer os mais de 300 mil itens do acervo pelo seu site, além de poder ter uma imersão super legal sobre o quadro Monalisa com o aplicativo “Mona Lisa: Beyond the Glass”. Vale muito a pena!

2. Pinacoteca (São Paulo)

A instituição foi fundada em 1905 e reúne diversas obras brasileiras do século XIX e XX. Entre seus maiores destaques, temos as pinturas de Tarsila do Amaral.

3. Museu do Vaticano (Roma)

Já imaginou conhecer a Capela Sistina de perto? Agora você pode! É possível ver em 360º obras como essa, dentre outras mil. Para escolher o que quer ver primeiro, basta acessar o menu do site.

4. Museu Nacional de História Natural (Washington)

Aqui, você vai conhecer vários dinossauros e outros animais da pré-história. São mais de 100 milhões de espécies para ver de perto, em alta resolução.

5. Art Institute of Chicago (Chicago)

As obras mais lindas dos artistas mais famosos você encontra bem aqui. Se você é fã de Claude Monet, Salvador Dalí e Van Gogh, você vai amar esse lugar. Com o aplicativo “Art Institute of Chicago”, você ainda pode fazer uma tour guiada e narrada por curadores e conservadores do museu.