Blog

O que são Fake News?

31/08/2022

Muita gente vive lendo em seus celulares, tablets e computadores sobre notícias falsas ou Fake News, mas você já parou para se perguntar: o que são as Fake News?

Fake News, traduzido para o português como notícias falsas, são informações falsas divulgadas por veículos de tv, rádio, internet etc., com objetivo de enganar o leitor ou beneficiar, de alguma forma, uma narrativa de algum fato. Normalmente, essa versão falsa pode começar como boatos ou foto montagens, e também contam com características, como manchetes sensacionalistas e exageradas.

Essas notícias também podem ter o objetivo de ganhos financeiros por meio do uso de click baits, que são links falsos onde o usuário acessa, desejando ir para um site, e é jogado em outro. 

O uso das Fake News pode acarretar diversos problemas, como a desinformação das pessoas, ferir a imagem de pessoas e/ou instituições, fortalecer preconceitos, criar conspirações e muito mais. Aqui na Acesso, temos algumas dicas de como evitar e reconhecer essas Fake News para não ter nenhum problema futuro. Então, aí vão algumas dicas de como identificar essas notícias falsas.

1- Verifique a fonte

Pesquise e veja se aquela pessoa ou veículo é realmente confiável para se absorver aquela informação.

2- Não pare no título

Muitas Fake News se dão principalmente no título, então sempre leia a matéria toda, ou pesquise outras do mesmo tema para conferir.

3- Consulte especialistas

Pesquise a notícia em sites de verificação gratuita ou com alguma pessoa especialista no assunto.

4- Veja a data

Às vezes, notícias antigas ressurgem para nos enganar, então vejam se a data é de alguma notícia atual ou muito antiga.