Blog

Você já ouviu falar em NFT?

17/11/2022

Ultimamente o termo NFT vem sendo muito mencionado entre as gerações mais recentes, mas ainda é um assunto específico e estranho para a sociedade. NFT é sigla para “Non fungible Token”, que na tradução livre para português, significa “Token não-fungível”, e vem se popularizando por ser um produto digital que já acumula somas milionárias em vendas. Mas afinal, o que é um NFT?

Primeiramente, um token é um símbolo eletrônico que representa um bem com características únicas, que não podem ser substituídas. Sendo assim, quando um NFT é atrelado a qualquer item digital, como imagens, músicas, vídeos e até mesmo uma postagem em rede social, esse item se torna único. A partir disso, abre-se um mercado em torno do item, onde colecionadores investem dinheiro de verdade na aquisição destes bens pela sua “originalidade”, no sentido de que aquele item é original, e não uma cópia.  

Como o NFT pode ser qualquer coisa, ele é usado em diferentes contextos, permitindo uma série de variedade em funcionalidades. Vendidos a preços altíssimos, os NFTs são caros pela sua originalidade e por serem criados por artistas renomados no mercado digital. A primeira venda notável de NFT foi em um leilão da famosa casa Christie’s, no valor surpreendente de  US$ 69 milhões pela obra “Everydays: The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann.