Blog

Multiverso X Metaverso: qual a diferença?

25/01/2023

Há quem confunda esses dois conceitos e, apesar da similaridade entre as duas palavras, não se trata da mesma coisa e vamos te explicar o porquê!

O Multiverso é um conceito pseudocientífico, ou até mesmo fictício, para descrever a possibilidade de coexistência de inúmeros universos com diferentes linhas temporais. Existem várias teorias com argumentos que sustentam a ideia, mas nenhuma teoria conseguiu, de fato, comprovar cientificamente a existência do multiverso. 

Enquanto os cientistas ainda tentam explicar e provar o multiverso, a indústria fictícia de filmes, séries e livros usa e abusa da ideia para contar diferentes histórias, como por exemplo, os filmes da franquia Marvel (em especial o filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”), que tem uma legião enorme de fãs. 

Já o Metaverso é uma realidade virtual que acontece simultaneamente ao mundo real. Você lembra do jogo The Sims? É basicamente uma evolução desse jogo, só que aplicado em situações do mundo real. No metaverso, as pessoas são representadas por avatares e podem conviver virtualmente de forma mais realista. 

A novidade do metaverso cria expectativas para uma nova sociedade no futuro, pois a previsão é de que a ideia gere muitos benefícios na vida pessoal e profissional das pessoas. Um exemplo disso é o trabalho remoto, que vem crescendo cada vez mais. Com o metaverso, colaboradores poderão ter uma rotina muito mais imersiva e com recursos maiores para otimização da jornada de trabalho. 

E aí, já sabia dessa diferença? 

Fonte: National Geographics, Superinteressante, Olhar Digital