Como acessar redes Wi-Fi públicas com segurança

Quando estamos na rua e precisamos nos conectar à internet, as redes Wi-Fi públicas são uma salvação. No entanto, é preciso estar atento(a) aos riscos que essa conexão pode trazer. 

Ao usar redes públicas, não podemos garantir que esse Wi-Fi seja seguro, pois não sabemos se a rede está ligada a roteadores que tenham algum tipo de protocolo de segurança, mesmo em casos onde as redes exigem cadastro e senha. 

Há também a possibilidade da existência de redes públicas falsas, principalmente com nome de estabelecimentos próximos à sua localização. Nesse caso, o que acontece é que, ao tentar se conectar à rede do estabelecimento, você pode acabar se conectando a essas redes falsas e caindo em golpes cibernéticos. Por isso, é sempre bom perguntar qual o nome do Wi-Fi local antes de se conectar. 

Em último caso, há ainda o risco de ser vítima de “phishing” (termo em inglês que significa ‘pescar’), golpe que serve como uma armadilha para coletar dados e informações importantes, por meio de mensagens falsas, quase sempre acompanhadas de um convite para clicar em algum link, seja por oferta de brindes ou recompensas. 

Se precisar usar uma rede pública, atente-se a esses sinais, certifique-se de que aquela é uma rede confiável e procure ferramentas que te auxiliem a proteger os seus dispositivos! 

O que é ChatGPT e por que o mundo inteiro está falando disso?

O ChatGPT é uma nova funcionalidade disponibilizada pela Microsoft. Funciona como um modelo de linguagem treinado para se comunicar em diversos estilos e atualmente é aplicado apenas em texto escrito, mas há previsões futuras que apontam a possibilidade de comunicação por alto-falantes. 

A ferramenta vem sendo utilizada principalmente em aplicativos de escrita automatizada, como assistentes virtuais, por exemplo, mas também tem a capacidade de elaborar grandes textos (como matérias jornalísticas), compor músicas, responder dúvidas, escrever poemas e até mesmo linguagem de programação. 

 A principal diferença entre o ChatGPT e os “robôs de chat” (chatbot) convencionais é que existe uma inteligência artificial por trás do chat, possibilitando que ele tenha capacidade de escrever até mesmo textos inteiros sozinho. 

As habilidades e possibilidades da tecnologia vêm impressionando e levantando polêmicas por sua flexibilidade em se adaptar a diferentes tópicos e contextos. Por isso, o ChatGPT vem sendo muito comentado. Para se ter uma ideia da dimensão da sua popularidade, a ferramenta já está sendo apontada como uma possível rival para o Google, principal mecanismo de pesquisa entre usuários da internet nos dias atuais.

Será que o ChatGPT tomará todo esse espaço na internet? Teremos que aguardar para saber! 

Fonte: OlharDigital, O Globo

Por que existem tantos emojis de coração?

Ah, o amor… No teclado das redes sociais mais usadas mundialmente, tem sempre uma variedade de corações para o usuário escolher. O porquê é simples: cada um tem um significado diferente, apesar de ter um objetivo comum, que é representar o amor, carinho e afeto. Vamos entender cada um deles: 

❤: O clássico dos clássicos. O coração vermelho pode indicar o amor, mas também virou o símbolo das curtidas, podendo representar algo que o usuário gostou muito, não sendo necessariamente atrelado a uma pessoa. 

🧡💛💚💙💜🤎🖤🤍: Os corações coloridos podem representar o orgulho sobre alguma característica específica para uma pessoa, pois quando combinados, podem ser atrelados a bandeiras de países, estados ou movimentos. O coração preto, em particular, também pode ser um símbolo de luto para quem perdeu um ente querido. 

💔: O coração partido é autoexplicativo, podendo representar desilusões amorosas ou sentimentos de tristeza e frustração. 

❣: O coração com um ponto embaixo se chama “Heart Exclamation” (em português, coração de exclamação). Ele foi idealizado para ser usado em ocasiões onde o usuário passa por emoções que causam um aperto no peito. 

💕, 💞 e 💓: Os corações sobreposto, girando e pulsante são geralmente usados para representar um amor romântico. O primeiro representa os casais, enquanto que no segundo, o giro representa a união do par, e no terceiro, retrata o amor intenso a partir das linhas que simbolizam um coração vibrante. 

💗 e 💖: O coração crescente e brilhante representam, respectivamente, um amor que cresce diariamente a partir de atitudes positivas e um amor que brilha, que tem luminosidade, podendo indicar uma nova paixão. 

💘, 💝 e 💟: Os corações com flecha e com fita, respectivamente, fazem referência ao clássico cupido, enquanto a fita representa um presente simbolizando a entrega do amor para alguém. O coração com moldura, no entanto, ainda não tem um significado claro, e por isso, não é tão utilizado.

Qual o seu coração favorito?